consumo consciente

VÍDEO: UFSM lança sistema para gerenciar energia elétrica do campus sede

Joyce Noronha


Fotos: Renan Mattos (Diário)

Reciclar, reutilizar e reduzir, são os três "R" da sustentabilidade e da economia. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de uma parceria com a RGE, focou no "R" de reduzir e inaugurou, na tarde de ontem, o Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica. O sistema dá continuidade ao Projeto de Eficiência Energética da universidade e conta com financiamento da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Energia), que investiu R$ 2,7 milhões no sistema, para cumprir metas impostas pelo governo federal. 

Tabela do IR deve ser corrigida pela inflação em 2020

O sistema é resultado de três anos de pesquisas conduzidas junto ao Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, a partir de dois projetos: Smart Operation System (SOS) e Soluções Inovadoras de Eficiência Energética e Minigeração em Instituição Pública Federal de Ensino Superior: Uma Abordagem na UFSM.

O coordenador do projeto e diretor do CT, Tiago Marchesan, diz que as descobertas das pesquisas estão sendo aplicadas na gestão energética da universidade. E também serão exploradas comercialmente pela Fox - Internet of Things (Fox IoT), startup incubada na Incubadora UFSM, que desenvolve soluções para o monitoramento inteligente do consumo de energia elétrica.

O projeto consiste em instalar medidores de energia em pontos estratégicos do campus sede, em Camobi, que faz a contagem em tempo real do uso de energia elétrica. A partir destes dados, a UFSM vai ter noção de quais prédios consomem mais, os horários de mais uso e uma ideia geral de valor a ser pago. Conforme Marchesan, o sistema engloba uma Central de Monitoramento, que integra os 60 medidores instalados, e cada prédio que possui um medidor instalado tem acesso ao sistema.

Santa Maria terá obra de edifício-garagem em breve

O diretor do CT conta que a fase de instalação dos equipamentos encerrou na semana passada, mas alguns medidores já são usados há cerca de um mês. Ele explica que para ter um resultado preciso a partir dos dados, é preciso coletar informações de um ano inteiro. Ainda assim, Marchesan diz que a UFSM vai se utilizar dos gráficos mensais para implementar novas medidas de redução do consumo de energia elétrica no campus.

Coordenador de projetos de inovação da CPFL Energia, Rafael Gomes Bento, diz que o projeto tem o potencial inovador que a companhia busca e espera que este seja apenas mais um passo de muitas parcerias entre a CPFL Energia e a UFSM.

PLANEJAMENTO
A implementação do Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica faz parte de um planejamento da universidade iniciado no ano passado, quando a UFSM fez mudanças, por meio do Projeto de Eficiência Energética. Na etapa, 1,3 mil lâmpadas fluorescentes em salas de aula e espaços internos foram substituídas por lâmpadas de LED e 56 lâmpadas de vapor de sódio da Avenida Roraima. A iluminação do estacionamento do Centro de Tecnologia também foi trocada e passou a contar com 14 lâmpadas de LED. 

Filial de farmácia fecha as portas em Santa Maria 

Além disso, a instituição inaugurou uma Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica, com potência de 100 quilowatts, também por parceria com a RGE e com financiamento da CPFL Energia.

FOX IOT É UMA EMPRESA DE GRADUADOS PELA UNIVERSIDADE

Os diretores da Fox IoT William Vizzotto e Lucas Maziero participaram da solenidade de inauguração do Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica, na tarde de ontem. Eles contam que a startup é a responsável pela entrega dos medidores inteligentes, que são os equipamentos que fazem a medição do consumo de energia de cada prédio e por manter a rede de comunicação ativa do servidor. A Fox também desenvolveu o servidor, em parceria com professores da universidade.

Novo restaurante de comida japonesa vai criar 14 vagas em Santa Maria

Eles, que são graduados pela UFSM e seguem na instituição como mestrandos, contam que é muito gratificante participar desta iniciativa da universidade. Maziero diz que os trabalhos da Fox são pensados para além do universo acadêmico e ver um dispositivo da empresa usado na prática, com um propósito de ser útil, como o monitoramento de consumo da energia elétrica da universidade, é um feito gigante.

- Com o sistema bem redondinho, vamos saber quais prédios com maior consumo para atuarmos nesses locais com medidas de redução do gasto de energia elétrica, com melhorias na gestão - diz Maziero.

Saiba como acompanhar a situação da sua declaração do IR 2019

Vizzotto concorda que é um momento importante para empresa e descreve que há um lado emocional, por eles serem oriundos da UFSM, por terem a startup dentro da incubadora e por ainda serem alunos da instituição, enquanto mestrandos.

-Estamos dando um retorno para a UFSM, contribuindo com a universidade. Sem contar que é um case que a gente vai utilizar daqui para a frente, como nosso case de sucesso - complementa.

A direção da Fox IoT também conta com Felipe Carloto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedido de revisão e recurso de benefícios do INSS só será feito por Internet ou telefone Anterior

Pedido de revisão e recurso de benefícios do INSS só será feito por Internet ou telefone

Tabela do IR deve ser corrigida pela inflação em 2020 Próximo

Tabela do IR deve ser corrigida pela inflação em 2020

Economia